sábado, 15 de outubro de 2011

Princípios dos Tratamentos Para Estrias


Se desejamos prever, com boa probabilidade de acerto, a eficácia de um determinado tratamento de estrias, ou se pretendemos elaborar, nós próprios, remédios e procedimentos caseiros para combatê-las, devemos identificar os princípios que subjazem a cada uma das técnicas específicas atualmente empregadas. Por sob a multiplicidade aparentemente inabarcável de métodos, é possível vislumbrar duas constantes:


1) Estímulo Externo (“Destruidor”)

(“Remoção” da estria, pouco a pouco, e Substituição por Tecido “Sadio”)

Embora nem sempre adotado, geralmente está presente nos tratamentos bem sucedidos (sobretudo de estrias brancas) um estímulo externo que vise a “quebrar a cicatriz” formada e acarretar a sua substituição por tecido normal. Eis o quadro esquemático:
Meios empregados para lesionar as estrias: dermaroller, laser, agulhas, peelings, bucha, acupuntura e striat, alm do cido retinico
É possível conjugar algumas dessas técnicas entre si, desde que sejam observadas algumas regras.

Atenção
. Uma agressão muito grande provocará uma cicatriz pior do que a estria. Uma agressão muito pequena será inócua.
Uma agressão superficial minimamente eficiente (ex: ácido retinóico usado em casa), se repetida com frequência, provocará ao longo do tempo a renovação da pele, atingindo ótimos resultados. Há relatos de pessoas que eliminaram estrias superficiais apenas com peeling caseiro de açúcar e azeite de oliva, realizado a cada banho durante 8 meses.

1.1) Estímulo Profundo Mensal (ex: Dermaroller, Laser)

Lesionada a pele, tem lugar um ciclo regenerativo cuja duração não se pode abreviar. Pessoas com grande capacidade de cicatrização talvez possam repetir o processo de “agressão” profunda das estrias a cada 3 semanas (com dermaroller e laser, por exemplo), mas normalmente 4 semanas ou um mês é o tempo necessário à regeneração.

1.2) Estímulo Superficial Frequente

Diversas pessoas com estrias finas e superficiais, inclusive brancas, relatam excelentes resultados apenas com o uso de recursos como a bucha seca e a esfoliação caseira. Quanto menos agressivo o “estímulo”, mais frequentemente ele pode ser repetido. Por isso os ácidos retinóico e glicólico comercializados sem receita podem ser aplicados diariamente.

2) Substâncias Regeneradoras

(Reconstrução da Pele)

Cremes e Produtos utilizados no tratamento de estrias: bepantol, manteiga de karit, peptdeos de cobre, leo de rosa mosqueta e vitamina C.
O segundo princípio de tratamento de estrias consiste em aplicar sobre elas produtos que regenerem o tecido anormal. Teoricamente, seria necessário, ao menos em estrias brancas, a “agressão” descrita em 1 para que essa etapa fosse eficaz. Porém, há testemunhos de pessoas que relatam haver “eliminado” estrias antigas apenas com “cremes” (rectius: produtos de uso tópico). Como quer que seja, para que se obtenha a maior eficiência possível, o ideal é a conjugação dos dois princípios, remoção (agressão) e aplicação de substâncias regeneradoras.
Ordem de Aplicação
Vitaminas Hidrossolúveis, como a vitamina C, não conseguem ultrapassar qualquer barreira oleosa, por isso devem ser aplicadas em primeiro lugar. Vitaminas lipossolúveis, como a “A” e “D”, conseguem transpor tal barreira, por isso podem ser aplicadas juntamente ou após o uso de produtos como o óleo de rosa mosqueta e a manteiga de karité.
(Obs. O serum caseiro de vitamina C é altamente benéfico à pele, e o modo de prepará-lo será descrito futuramente).

3) Aplicação dos Princípios a Um Tratamento Caseiro de Estrias

Vejamos como seria um tratamento caseiro eficaz de estrias brancas, observando-se os princípios acima:
Leso Profunda da estria, como dermaroller, alternada por leses superficiais qumicas com cido retinico, mecnica com bucha, e aplicao de substncias regeneradoras como a vitamina C

3.1) Fase Inicial - Preparo e Otimização da Pele

Duração: 2 a 4 semanas antes do início do tratamento propriamente dito (o preparo poderá amenizar a aparência de estrias finas). Esta etapa ocorrerá uma única vez.
Procedimento:

Esfoliação com bucha seca (“dano” superficial): 2 a 3 vezes por semana.

Aplicação de serum de vitamina C nos dias de esfoliação, após o banho (devido à meia vida da vitamina C na pele, basta aplicá-la 2 a 3 vezes)

Aplicação de ácido retinóico (“dano” superficial): a cada 2 ou 3 dias.

Obs: O procedimento é prescrito, com variações, por diversos dermatologistas para otimizar os resultados da aplicação de laser.

Por 4 dias consecutivos antes da agressão profunda, usar o serum caseiro de vitamina C (é a frequência necessária a garantir que ela atinja a concentração máxima na pele. Depois disso, devido à meia vida, basta usá-la 2 a vezes por semana)

3.2)  Agressão Profunda das Estrias (Mensal)

Dermaroller 1,5mm e/ou agulhamento (com agulhas especiais)
Aplicação de ácido retinóico (vitanol, vitacid). Além de provocar a “agressão superficial”, a substância auxilia na reorganização das fibras, e seu uso após o dermaroller ajudará a que chegue às camadas mais profundas da pele.

3.3) Fase de Regeneração e Agressões Superficiais


Após a agressão profunda, aplicar um produto similar ao Hipoglós, mas sem zinco. (Uma alternativa, embora não ideal, é o Bepantol pomada)
Usar as substâncias regeneradoras escolhidas, observada a ordem explicada acima.
Aplicar o vitanol à noite, como prescrito pelo médico.
Aplicar o serum caseiro de vitamina C 3 vezes por semana.
Usar a bucha seca, ou outra técnica mecânica de agressão superficial, 2 a 3 vezes por semana (a partir do momento em que a pele tenha se recuperado da agressão profunda a ponto de poder tolerar o peeling superficial mecânico).
Repetir os passos durante 30 dias após agressão profunda.
A partir do 26º dia, aplicar o serum de vitamina C por 4 dias consecutivos.
Após 30 dias, repetir a agressão profunda.


  Enquanto a agressão profunda fará com que a estria “se feche” “de dentro para fora”, as superficiais farão com que a regeneração ocorra “de fora para dentro”

  Um dermaroller de agulhas curtas (0,2 – 0,5mm) seria de grande valia na fase de regeneração, por aumentar a absorção de substâncias tópicas em até 200%, artifício mimetizado pelo legato.

Observem que essas são aplicações dos princípios. É possível realizá-las com outras técnicas (v.g. lixa) e substâncias regeneradoras.

3) Exceções

Embora idealmente os dois princípios devam ser conjugados, nem sempre isso é necessário. Quanto às estrias vermelhas e novas, por ainda não haver se formado a cicatriz, não é preciso “rompê-la”. Quanto às estrias brancas, embora devesse ser imprescindível a agressão, há relatos de pessoas que conseguiram tratá-las apenas com “cremes”.

Sua Vez – Descreva o seu Tratamento e os Resultados

São de grande valia, no tratamento das estrias, as informações dadas pelos “sofredores” que as tem. Caso haja feito algum tratamento, caseiro ou doméstico, deixe o seu comentário sobre ele abaixo.

24 comentários:

  1. Olá....onde é possivel comprar o serum de vitamina C aqui mesmo no Brasil?Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    O serum deve ser preparado em casa, com o pó da vitamina C, que pode ser comprado a preços baixíssimos usando-se o guia de importação de suplementos disponível no blog.

    Em breve elaborarei um texto ensinando a como prepará-lo.

    Boa sorte e mantenha-nos informados sobre o seu tratamento.

    ResponderExcluir
  3. Olá...eu precisava ja comprar esse pó aqui mesmo,porque se for comprar fora vai demorar muito,vc não sabe qual site brasileiro,mesmo que seja caro?Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Em qualquer farmácia de manipulação ele é vendido sem receita. Basta pedir por vitamina c ou ácido ascórbico em pó. O produto é branco e o gosto é amargo como o de limão. Também é mais barato que os comprimidos vendidos em farmácia, e você poderá substitui-los por ele.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  5. Olá. Como vai?

    Já acompanho o seu blog há mt tempo e adoro, acompanho o tb na comunidade do orkut.
    Seria possivél vc me enviar por email o estudo sobre a lixa em estrias (luisaneto82@hotmail.com).
    Comprei o pó para preparar a vitamina c no site onde vc comprou o derma, mas não sei mt bem como fazer. Eles enviaram as intruções mas nao entendi mt bem. Como é preparado? depois deve-se guardar no frigorifico? para quanto tempo dura?

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Muito obrigado por acompanhar o blog.

      Vou lhe enviar o estudo por e-mail amanhã.

      Quanto à vitamina C, você deve acrescentar uma parte dela em 4 partes de água quase fervente. Por exemplo: uma colher de sopa de vitamina C, em 4 colheres de sopa de água.

      Depois de dissolvido o produto, ele deve ser guardado num frasco escuro e que impeça qualquer contato com o ar.

      Grande abraço e mantenha-se firme no tratamento.

      Excluir
  6. Olá, não consegui entender a ordem da aplicação, no meu caso eu uso o dermaroller de 1,5mm, gostaria de saber se logo após a rolagem posso passar a vitamina c pura e se devo continuar usando todos os dias?
    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a vitamina C é utilizada logo após a rolagem, provoca extrema sensação de ardência.

      Devido à meia vida do produto na pele, podemos evitar esse inconveniente, e manter o tecido sempre "carregado" sem a necessidade de aplicações diárias. Para isso, basta usar a Vitamina C por três dias consecutivos antes da rolagem, e depois uma vez a cada 3 dias. Leia mais a respeito em: http://www.estriasdermaroller.com/2011/10/vitamina-c-estrias-pele.html

      Grande abraço.

      Excluir
  7. Bom dia.
    Tenho uma duvida. O ácido retinóico também pode ser usado em estrias brancas?
    Moro em Portugal e aqui é mais dificil encontrar produtos como o ácido retinóico até porque já fui ao dermatologista e ele não me passa uma receita de ácido retinoico porque diz que não adianta nada.
    Estou a usar a lixa, o dermarroler e creme de baba de caracol. Será indicado?

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofia, os estudos existentes comprovaram a eficácia do ácido retinóico apenas em estrias vermelhas. No orkut temos relatos de pessoas que eliminaram estrias brancas com ácido vendido em concentração comercial (vitanol-A, Vitacid) - 0,1%, mas para isso foi necessário um ano de uso contínuo.

      Para aumentar as chances de o ácido retinóico atuar em estrias brancas, utilizamos antes o dermatoller, que as quebra e assegura a penetração da substância.

      No Brasil, o ácido retinóico manipulado é extremamente barato. 500g custam menos de R$ 80,00 (30 euros). Assim, nós o aliamos ao dermaroller, e sobre essa combinação não há estudos específicos.

      Também temos neste blog e no orkut depoimentos de pessoas que eliminaram as estrias utilizando o ácido em concentrações empregadas pelos médicos em seus consultórios (10%) para peeling, após o dermaroller. Leia, por exemplo, o depoimento da Rafaela em: http://www.estrias-tratamentos.com/2011/08/fotos-de-tratamento-para-estrias-com_3261.html?showComment=1348950819440#c3330957407469868965"

      Com base nessas considerações, diria a você que, se quiser tentar convencer o seu médico a lhe receitar o ácido, exponha a ele o seguinte:
      a) os estudos realizados com as concentrações comerciais não duraram o bastante, e há pessoas que obtiveram resultados após um ano de uso contínuo.
      b) não foram realizados estudos sobre a combinação ácido retinóico + dermaroller, e você deseja testá-la.

      Outra opção é propor a ele um peeling em consultório após uma rolagem, seguindo o método da rafaela. Neste caso, deve ser realizado inicialmente um teste numa pequena área, tento em vista a falta de estudos a respeito.


      Já li alguns depoimentos de sucesso sobre a baba de caracol, mas no Brasil é um produto difícil de encontrar, e não tenho experiência com ele. Sobre o dermaroller, em estrias é necessário que a agulha seja de pelo menos 1,5mm. A lixa deve ser usada com extremo cuidado, e a princípio apenas se o dermaroller sozinho não produzir resultados após algumas sessões.

      Boa sorte e volte para compartilhar conosco a sua experiência.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Muito obrigada pela resposta. Eu usei dermaroller durante uns meses mas como não vi resultado agora estou a usar a lixa. Hoje fiz o meu segundo lixamento e apliquei aloe vera (babosa).
      Encontrei aqui uma farmácia de manipulação que manipula ácido retinóico (em baixas concentrações)sem receita médica mas a farmacêutica pediu-me a fórmula. Qual é? Apenas digo "ácido retinóico a o,1%"?

      Muito obrigada!
      Mais tarde passo aqui para dizer como vai indo o tratamento.

      Excluir
    3. Sofia,

      O ácido é contraindicado a gestantes e lactantes, fica o registro.

      Você pode começar com o ácido de 0,1% sim. É a maior concentração vendida sem receita em farmácias. Outra alternativa é começar com uma concentração menor, como a 0,05%, e aumentá-la após o fim do primeiro frasco.

      Muito boa sorte e mantenha-nos informados sobre o seu tratamento, por favor.

      Grande abraço

      Excluir
  8. O tratamento com TCA (acido tricloroacético) a 30 por cento nas estrias largas e bem profundas diminui a profundidade de maneira significativa. Mas a pele deve ser bem clara para que não haja risco de manchas. O ideal é testar numa pequena área para ver a tolerabilidade da pele. E não arrancar de jeito algum a casquinha que fica. Deve-se esperar a regeneração da pele.

    ResponderExcluir
  9. A pele deve estar sem lesões ou machucados, é óbvio.

    ResponderExcluir
  10. O ideal é fazer com dermatologista.
    Nunca usar concentração acima de 30 por cento, sob pena de ficar com cicatriz. O TCA é aplicado com cotonete em duas ou três passadas leves no lugar desejado, aí espera-se o frost, momento em que a pele fica esbranquiçada e com forte ardência, como se estivesse pegando fogo. Quando houver essa sensação, deve-se, imediatamente, jogar água fria para aliviar a dor. Depois disso, não se pode passar mais nada na pele. Deve-se esperar a formação de crosta e sua queda natural, com aparecimento de uma nova pele.

    ResponderExcluir
  11. Only use needles designed for skin needling. Most skin needles are tapered and measure .25mm at the base. Do not use tattoo needles or a tattoo machines. Tattoo needles are usually .35mm thick and may cause scarring. Tattoo machines needle too densely and deeply and will scar the skin. Do not use sewing needles under any circumstances.

    Frequency

    Needling at the right frequency is extremely important. This is the one area where you may not want to follow the recommendations included with your needling tool. Needling too often will not enhance results; in fact quite the opposite is true. If the skin is needled too often, the process stimulates collagenase, a protein that attacks the bonds of collagen and destroys the newly formed collagen bundles.

    http://healthbeautyandskincareproducts.com/skin-needling-lesson-4-needle-size-and-frequency

    ResponderExcluir
  12. Tradução do link inteiro parte 1
    Você precisa usar as agulhas de tamanho certo na freqüência correta para obter os melhores resultados. As agulhas precisam passar por toda epiderme e atingir a derme para estimular a síntese de matriz da pele. A epiderme varia em espessura entre diferentes indivíduos e em diferentes áreas do corpo. É mais fino nas pálpebras, que devem nunca ser agulhadas. no .05mm de espessura e mais grossa sobre as palmas das mãos e solas dos pés, com uma média entre .8mm e 1,5 mm de espessura. Pele do rosto e pele sobre os seios, pescoço e braços internos é mais fino que outros peles no corpo. Os homens têm pele mais espessa do que as mulheres e os jovens têm pele mais espessa do que as pessoas mais velhas. Estas variações podem tornar difícil escolher o comprimento da agulha direita.

    Mais experientes entusiastas de cuidados da pele que executar agulhamento em casa usam um comprimento de agulha 1,0 ou 1,5 mm. 1.0mm é típico para o rosto e a pele do corpo magro como os seios. 1.5mm é bom para tratar a pele mais espessa do corpo como coxas e abdômen. As pessoas com a pele facial fina costumam usar um comprimento de agulha de 0,5 mm ou 75 mm. homens que tratam estrias em braços e pernas, usam muitas vezes um comprimento da agulha 2,0 mm.

    Agulhas com mais de 2,0 mm são raramente necessárias. No passado, agulhamento profissional foi feito com um comprimento de agulha 3,0 mm, mas isto é considerado desnecessário. Biópsias de pele agulhada mostram que nova formação da matriz ocorre somente na derme papilar superior e não mais profundo do que .6mm abaixo da epiderme.

    ResponderExcluir
  13. parte 2 da tradução
    Agulhamento profundo é provavelmente desnecessário para estimular a produção de matriz de pele.

    Só utilize agulhas projetadas para estimular a pele. A maioria das agulhas de pele são cônicas e medem .25 mm na base. Não utilize agulhas de tatuagem ou uma máquina de tatuagem. Agulhas de tatuagem têm geralmente .35mm de grossura e podem causar cicatrizes. Máquinas de tatuagem agulham densamente e profundamente e vão cicatrizar a pele. Não utilize agulhas de costura sob quaisquer circunstâncias.

    ResponderExcluir
  14. parte 3 tradução
    Freqüência

    Agulhamento na frequência certa, é extremamente importante. Esta é a única área onde você pode não querer seguir as recomendações incluídas com sua ferramenta de inserção. Agulhamento excessivo não irá melhorar os resultados; na verdade, o oposto é verdadeiro. Se a pele é agulhada muitas vezes, o processo estimula a colagenase, uma proteína que ataca as ligações do colágeno e destrói os feixes de colágeno recém-formado.

    A pele precisa de um tempo adequado entre tratamentos de agulhamento para curar e começar a produzir mais componentes da matriz da pele. Na primeira semana ou duas após a acupuntura, a pele produz colágeno tipo III, que é mais fraco e mais frágil do que o tipo eu que substitui-lo mais tarde no processo de remodelação do tecido colágeno. Se você agulha enquanto ainda há um monte de colágeno tipo III a pele, você pode destruí-lo e desfazer os benefícios de seu tratamento de inserção anterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, muito obrigado pela sua disposição em traduzir o texto. Se ainda não conhece, este é o nosso fórum: http://forum.estrias-tratamentos.com/

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Na verdade, usei o tradukka.http://tradukka.com/translate

      Excluir
  15. parte 4 tradução
    Você não deve executar indução percutânea com um rolo de 1.0mm ou 1.5mm mais de uma vez por mês. Alguma desinformação na Internet recomenda fazer isto vez por semana, ou até mesmo uma vez por dia.Não importa o que você leu, nunca agulhe mais de uma vez por mês! Este é o tempo mínimo que sua pele precisa de recuperar e regenerar de agulhamento. Agulhamento mensal pode não ser necessário, mas é geralmente seguro. Muitos das fotos antes e depois contidas na literatura científica sobre agulhamento mostram resultados dramáticos de 4 a 6 meses após um único tratamento.

    Muitos entusiastas de cuidados da pele experientes preferem um período de recuperação de 6 a 12 semanas. Isso permite que o usuário possa avaliar melhor o progresso após cada tratamento de agulhas. A quantidade de tratamentos que você precisa varia, mas a maioria das pessoas obtêmr grandes resultados após a repetição do processo 4 – 10 vezes. Usar ativos estimulando o colagénio irá ajudá-lo a obter resultados mais rápidos, mas você é ainda improvável ver qualquer melhoria principal até 4 meses após o seu primeiro tratamento.

    ResponderExcluir
  16. parte 5 tradução
    Se você estiver trabalhando em várias áreas com danos à pele, não os trate de uma só vez. Isso ajudará a garantir que mecanismos de cura do seu corpo não estão sendo subjugados. Se você estiver trabalhando em estrias nos peitos, abdômen e coxas, trate cada área por semana.

    ResponderExcluir
  17. Resolvi postar, pois o assunto é muito delicado, especialmente a formação do novo colágeno, inicialmente frágil, o que desaconselha o agulhamento frequente como algumas pessoas têm feito.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário abaixo. Debata outros temas e crie seu diário de tratamento em nosso Fórum de Discussões