sábado, 22 de outubro de 2011

Minha História Depois das Estrias

O aparecimento das Estrias

Durante quase toda a minha vida, pratiquei esportes e, em 1994, iniciei-me na musculação. Nunca fiz uso de substâncias químicas, conhecidas como anabolizantes. Alguns anos depois, acordei coberto de estrias nos membros superiores. Elas não apareceram aos poucos: surgiram todas juntas. Daquele dia em diante, jamais fui o mesmo. Minha vida, em parte, estava arruinada, como em breve eu viria a descobrir.
Naquela época não havia internet, o que me privou de qualquer informação sobre o assunto. Não sabia se estava com uma alergia ou uma doença qualquer. Descobri, muito tempo depois, o nome do problema , e obtive a informação de que nada poderia ser feito para resolvê-lo. Ninguém se preocupou em me ajudar, e desisti de mim mesmo sem sequer haver tentado algum tratamento. Se eu dispusesse das informações de que hoje disponho enquanto elas ainda estavam vermelhas, tê-las-ia eliminado num piscar de olhos, mas quando a internet surgiu elas já estavam todas brancas.

A Neurose

As pessoas reagem de modo diverso quando experimentam um trauma. Dentre as reações possíveis, uma das mais comuns é a que Freud denomina de “neurose”, e consiste em não lidar com o problema conscientemente, relegando-o a um falso esquecimento. Quão mais se tenta enterrá-lo nas profundezas do inconsciente, maior a sua influência, muitas vezes não percebida, sobre a nossa vida. A neurose, já se disse com acerto, é uma “mentira esquecida em que ainda se acredita”, e foi essa a minha reação. Até recentemente, jamais admiti que as estrias me incomodavam. Deixei de usar camisetas, não tive nenhum relacionamento sério, durante anos só consegui sair embriagado e, desde 2006, quando parei de beber, isolei-me completamente. Não digo isso em sentido metafórico, mas literal. Não saio e não me relaciono desde então.

 

Enfrentando o Fantasma.

Até 2011, como disse, jamais tive consciência do impacto das estrias em minha vida. Embora vivesse como um eremita, nunca reconheci que isso se devesse a elas. Dois eventos me colocariam frente a frente com o problema que durante anos enterrei nas profundezas do meu inconsciente.
No final de 2010, sofri um acidente que requereu atendimento hospitalar. Comecei a chorar, não devido à dor causada pela lesão, mas pela perspectiva de ter de tirar a camisa na frente de alguém – o médico. Não bastasse isso, foi necessário realizar sessões de fisioterapia, e antes de iniciar o tratamento chorei durante dias, por saber que teria de tirar a camisa novamente. A experiência de tirá-la na frente de duas fisioterapeutas do sexo feminino foi devastadora.
Os episódios acima, embora extremamente desagradáveis e dolorosos, não me obrigariam a enfrentar o problema, e provavelmente eu viveria recluso até o fim dos meus dias para evitar que essa espécie de situação se repetisse. O destino, porém, me reservara outra surpresa. No início de 2011, uma ex-namorada, a única que amei, encontrou-me pelo facebook (em que, embora possuísse perfil, eu sequer usava). Mal começamos a nos falar e nossa paixão retornou, mais forte do que nunca. Agora, porém, eu havia me tornado um monstro. Uma parte de mim queria vê-la, desejava ser normal novamente, mas jamais eu conseguiria me relacionar com alguém no estado em que me encontrava. Fui, então, a um médico - pela primeira vez em muito tempo – que me diagnosticou com depressão. Iniciei o tratamento, e finalmente assumi, pela primeira vez, que as estrias estavam por trás do meu comportamento.
Reconhecido o problema, era hora de enfrentá-lo. Disso dependiam a minha saúde e a minha felicidade. Pus-me a estudar tudo o que havia a respeito, em Inglês, Português e Espanhol, e parte do resultado desses estudos, realizados durante madrugadas a fio, é o que você lê neste blog.
 

“Pior do que tá não fica?” Fica, sim!

Como relatei acima, havia estrias visíveis tão somente nos meus membros superiores. Pois bem, em 2011 todos os meus membros inferiores foram cobertos por elas, sem que tivesse havido nenhuma variação de peso. Pior ainda, todas “nasceram” brancas. Teoricamente, isso significa que são antigas, e eu não as notei quando surgiram. Porém, pela sua quantidade e espessura, seria impossível não tê-las notado caso tivessem chegado a ser vermelhas algum dia. Desgraça pouca é bobagem, como dizem.
 

Tratamentos Testados e em Teste

Expliquei neste post os princípios que estão à base dos principais tratamentos hoje existentes. Implementei-os, realizando uma combinação de dermaroller+acupuntura estética (agulhamento) com corrente elétrica, aliada a substâncias regeneradoras. Obtive resultados a cada sessão realizada, embora as estrias ainda continuem visíveis, e continuaria a obtê-los – lenta e cumulativamente –, caso continuasse a seguir o tratamento. Resolvi, porém, por diversos motivos testar outro: a micropuntura, dermopigmentação.
Paralelamente a isso, faço testes com diferentes substâncias regeneradoras.
 

Conclusão

Em relação aos tratamentos, é certo que qualquer um que implemente corretamente os princípios da lesão e regeneração produzirá resultados. Neste blog, com a colaboração e o testemunho dos leitores, espero identificar os mais eficazes e rápidos, se houver.
Quanto a mim, seguirei aplicando tais princípios, em tratamentos caseiros ou profissionais, até que o problema se resolva. Caso não acreditasse em Deus, confesso, já teria me matado. Mas, talvez isso não fizesse grande diferença, porque já estou morto desde há muito tempo. Uma parte de mim ressuscitou ao reencontrar a mulher amei, mas essa história, ao que tudo indicia, não terá um final feliz. O sapo não se transformará em príncipe tão cedo. Recordo-me que, durante o meu tratamento anterior, testei a corrente elétrica em várias intensidades. Algumas delas jamais suportadas por nenhum paciente, foram aplicadas em regiões proibidas, como a cardíaca. Durante um desses testes, a enfermeira me disse:
- A corrente está muito forte, e aplicada a essa região há risco de morte.
Respondi a ela:
- Já estou morto há muito tempo. Coloque a corrente no máximo. O pior que pode acontecer é esse sofrimento acabar de uma vez.
Chorei pelo menos três vezes enquanto escrevi este post. O sofrimento, como se vê, não acabou.

Sua História

Esteja à vontade para contar a sua história na seção de comentários, abaixo.










18 comentários:

  1. Estou torcendo muito por vc, eu entendo muito bem o q vc passa...confesso q só há pouco me conscientizei do quanto esse problema afeta minha vida e estou iniciando minha luta contra esse mal. Saiba q vc não está sozinho, existem muitas pessoas com problemas parecidos com o seu. Mas vamos tentar ser fortes, declarei guerra, agora não paro mais. Tratamento nº 1 será indicado na terça pelo médico. Provavelmente Laser Co2. Estou na comunidade do orkut tbm. Assim q eu iniciar o tratamento efetivamente e obtiver algum resultado vou correndo postar.
    Que Deus nos dê força.
    Vamos que vamos.
    Uma grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sua mensagem me encheu de alegria.

    Não desista da guerra, mesmo que pareça não ter vencido algumas batalhas. Derrotaremos essas desgraçadas, de um jeito ou de outro.

    Muito boa sorte no seu tratamento. Estarei torcendo por você. Se for possível, mantenha-me atualizado sobre o seu progresso.

    Vamos que vamos!
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. O idiota ali que te chamou de dramaqueen é um débil mental. Só pra constar, ok?

    ResponderExcluir
  4. Fiquei quase 6 anos sem usar biquini por conta das estrias nos glúteos. Agora é que estou voltando a usar biquini e somente quando a praia está vazia.

    ResponderExcluir
  5. @Anônimo

    Escolha um tratamento profissional ou caseiro de acordo com o seu orçamento, tire fotos, e inicie o combate a essas pragas.

    Boa sorte e estarei torcendo por você.

    ResponderExcluir
  6. Gente eu sei bem o que é isso, e sofro bastante
    mas penso que a vida nao é so isso tenha força, eu tenho estrias em todo corpo e olhaque sou mulher (tenho estrias no abdomen , na lateral do abdomen, nas panturillhas, gluteos, seios, toda coxa) éee muita coisa

    ResponderExcluir
  7. sinceramente.....eu sou mulher, e não reparo em estrias em homens,mulher não repara muito com esse tipo de coisa como os homens reparam...mesmo que sejam muiiiitas, vai por mim !!!
    Se voce realmente ama essa mulher como voce falou vai atraz dela..antes que seja tarde de mais...
    Boa sorte !!

    ResponderExcluir
  8. Eu te entendo, pode parecer algo pequeno e fútil pra quem vê de fora, mas só quem tem estrias sabe o quanto elas afetam a sua autoestima. Certa vez li uma entrevista da Adriane Galisteu onde ela dizia que o maior medo dela era ter estrias, pois celulite, engordar, flacidez têm cura, já as estrias são eternas ;(

    ResponderExcluir
  9. Só quem passa por isso é que sabe. Tenho nas costas, no bumbum, e parte dos seios. Tenho trauma e só vou à praia uma vez ao amo e olhe lá. Lute e tenha fé, mas nós mulheres não focamos isso, entretanto não estou diminuindo seu sofrimento, pois imagino o quanto foi traumatizante, mas vc vai superá-lo. Meu marido me fez superar, pois ele me incentiva a usar decote nas costas e me acha linda do jeito que eu sou. Quando amamos não vemos defeitos!! O blog é muito bacana e bem informativo. Parabéns e já me ajudou bastante. Obrigada por ter tido coragem de partilhar sua história conosco.

    ResponderExcluir
  10. Olha sei bem o que você está passando! Fazem anos que busco todo tipo de tratamento e solução para estrias! e o pior, toda vez que pesquisamos, vemos em algum site, ou alguem dizendo que tem um creme milgagroso ou um tratamento que promete acabar com até 90% das estrias brancas! putz...já testei vááarios desses e na minha pele não fazem quase nada.. melhoram no máximo 10%. Isso claro, se eu me esforçar pra acreditar que melhorou. Tenho 21 anos e minhas estrias surgiram dos 12 aos 14 em quase todo corpo: na panturrilha quase toda, na parte da frente e trás das coxas, no bumbum todo literalmente, nos seios e ainda algumas nas costas!!! E sempre fui magrinha!!! Além disso minha mãe nunca teve uma estriazinha sequer.. nem meu pai!! Fico pensando às vezes: preferia ter uma barriga enorme, celulute, flacidez, espinhas, qualquer coisa..menos estas malditas!!! porque todo o resto tem solução...mas estas às vezes acho que só Deus!!! Já fiz Carboxoterapia, Microdermobrasão, Laser Fracionado, além de vários ácidos, óleos e cápsulas. Saiba que não é apenas você que sofre com isso, tem muitos que, assim como você já tiveram vontade de se matar por conta disso. Obrigada por partilhar com agente! Grande abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, eu é que lhe agradeço. Aguente firme. Estou criando o que será o maior fórum de discussões do Brasil sobre esse assunto, onde todos poderemos trocar experiências sobre os tratamentos e nos ajudar mutuamente a não desistir. Minha vida foi destruída por causa dessa maldição, mas tenho conseguido melhoras. Grande abraço.

      Excluir
  11. Eu realmente espero que você esteja bem. Quero que saiba, que por mais que falar a respeito do sofrimento alheio seja fácil, eu gostaria de dar meu depoimento, quem sabe não te sirva de inspiração? Eu trabalhava como modelo e dançarina, era linda linda linda (segundo as pessoas). Casei-me (bem nova, tenho agora 25 anos) com um cara extremamente bonito, porém a paixão foi tão grande que quando terminamos(ele queria curtir e se achava muito novo para ficar casado) eu simplesmente pirei. Desenvolvi dismorfofobia, e cismei que precisava fazer cirurgia plástica. Tinha o nariz certinho e bonitinho, mas fiz uma plástica no nariz que totally wrecked my face! A minha beleza estava na harmonia e equilíbrio dos meus traços, o cirurgião plástico tirou demais do meu nariz, mudou demais, fez muito mais do que pedi, e olha que eu estava com dismorfofobia. Resultado : Fiquei mil anos luz menos bela do que anteriormente, saia de casa, e as pessoas me perguntavam " Por que estás com essa cara?", perdi fãs, trabalhos, e etc. Fiquei deprimida, eremita, só saia de casa por necessidade. Mas um dia, esse mesmo cara que foi o grande causador da minhas doenças, ressurgiu em minha vida. Saímos juntos, e com essa situação, pude recuperar o sentimento alegre que eu tinha antes. Nós não voltamos, mas meu jeito está retornando a cada dia. Agora estou pesquisando a possibilidade de fazer uma cirurgia, ou um tratamento que possa corrigir esse nariz. Queria te dizer, que apesar de você ser a pessoa que mais interessa, e eu sei que você se importa, há muitas pessoas nesse mundão, que não se interessam só por sua aparência física, e que nem reparam em estrias. Aliás, sempre tive estrias, desde os 10 anos de idade (bumbum, seios, panturrilha e laterais das coxas) e ainda assim ganhei concursos de beleza e modelei. Sei que não é fácil desencanar, mas gostaria muito que você se fortalecesse em seus outros talentos, que tenho certeza que você tem. Não desista do seu tratamento de maneira alguma, continue firme nele, mas por favor, não deixe esse problema físico afetar tanto assim o seu psicológico, e levar dessa maneira a sua vida! Se você quiser alguém para conversar, eu estou disponível com todo o prazer do mundo !Por favor, não desista de você! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  12. Olá. sofro com as estrias des de 12 anos agora tenho 18 fui colocar silicone no peito (pois peito pequeno flacido e com estrias estava me deixando com muita depressão ) estava super feliz com o silicone nos 3 primeiros meses , disfarçou 70% as estrias,melhorou 100% a flacidez( Pois a protese esticou muito a pele ) . Depois apareceu as estrias vermelhas por todo o peito enormes,não posso usar decote paguei caro para ficar feliz,no dinheiro e no psicologico. sem contar que tenho na bunda estrias brancas , na coxa,joelho,panturrilha, é muita tristeza amiga,mas tenho fé que vamos superar. Fica com deus.

    ResponderExcluir
  13. Linguagem do corpo

    http://corpoacorpo.uol.com.br/nutricao-saude/194/artigo4966-2.asp
    ESTRIAS
    Nesse caso, a pele representa como nos comunicamos com o mundo. Ter muitas estrias significa, então, uma grande dificuldade para se expressar.


    a partir dos 18 minutos do vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=eqQ-3aJR7qk

    ResponderExcluir
  14. Oi, oque eu precisei pra começar a amenizar minhas estrias foi: um dermografo, 1 pote de colágeno em cápsulas pra tomar religiosamente todos os dias para que a pele trabalhe de dentro para fora, 1 pote de colágeno em creme, um pelling mandélico ou láctico, pra minha pele é o mandelico, pois tenho pele bem morena, 1 protetor,um antiséptico e claro, as agulhas que já vem no dermógrafo. Faço meu tratamento em casa e estou super satisfeita com os resultados...tenho grupo no whatsapp, quem quiser saber mais detalhes, me procura lá: 061 99891220 Maristela.

    ResponderExcluir
  15. Oi! após minha gravidez surgiram estrias por todo meu corpo, seios, barriga, coxas, braço. Isso, assim como em você também tem me deixado com baixa auto estima. Eu nunca tive o corpo dos meus sonhos, mas olhando pra trás eu daria tudo pra nao ter mais essas coisas no meu corpo. A minha luta tem sido desde que meu bebê nasceu, fazendo lasers, usando ácidos e nada parecia adiantar. Desisti por um tempo e larguei de mão, mas ainda assim nao conseguia me olhar no espelho, acho que estava tentando fugir disso. Até que chegou a época de férias, praia, um temor pra mim, porém fui à praia de biquíni. Tentava colocar o pensamento na minha cabeça de que ninguém poderia me julgar, afinal, eu estava tranquila com aquilo. E assim me mantive. Assim que voltei de viagem decidi ir atrás novamente da minha dermatologista que me passou o tratamento de carboxiterapia e lá fui eu de novo. Nao posso dizer que cada tratamento nao tenha melhorado nada, porém nao foi tão efetivo quanto eu esperava. E lá fui novamente na dermatologista, com uma ideia de um video que tinha visto sobre o vitanol a que teria "curado" as estrias de uma moça. Ela me recomendou o 0,1 que é o mais forte. E estou no tratamento há quase um mês, intercalando com o bio oil (que gente, sem brincadeiras, é MUITO bom) e bastantw filtro solar. Tocandk e sentindo mjnha pele sinto ela rígida passando perceptivelmente por uma mudança, ela ainda esta um pouco vermelha e ardendo mas ja sinto diferença. E também posso continuar pois fui orientada por uma profissional. Estava querendo agora começar o dermaroller junto e queria saber a respeito. Voce ja usou? Doi? Espero que fique bem, e nao deixe que sua auto estima seja afetada.

    ResponderExcluir
  16. Como estão as suas estrias atualmente?

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário abaixo. Debata outros temas e crie seu diário de tratamento em nosso Fórum de Discussões