quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Tratamento de Estrias e Cicatrizes - Legato Accent - Novidade

Equipamento recentemente lançado para o tratamento de estrias (brancas e vermelhas) e cicatrizes, é o Legato, cujo modo de atuação assemelha-se, em parte, e guardadas as devidas proporções, ao que resultaria do uso de dois dermarollers com agulhas de comprimentos distintos. Conta o aparelho, ainda, com um transdutor de ultrassom, que visa a “empurrar” a substância empregada na terapia (v.g. vitamina C, ácido hialurônico) para as camadas mais profundas da pele. Parece, por isso, bastante promissora a ferramenta. Vejamos em que que ela se parece com os dermarollers, e como deles se distingue.


Dermarollers com Agulhas de Diferentes Comprimentos têm Distintas Funções

No combate às estrias e cicatrizes, são utilizados dois dermarollers com agulhas de diferentes comprimentos, para duas finalidades distintas:

Indução da Produção de Colágeno

Derma rollers de Agulhas Longas (1,5 mm e 2,0 mm para o tratamento caseiro de estrias e cicatrizes profundas. Os de uso profissional têm agulhas ainda maiores): visam a lesionar a pele para induzir a produção de colágeno pelo organismo. São esses os mais conhecidos e utilizados no Brasil. Devem ser usados na mesma região a cada 4 semanas (3, se o indivíduo tiver ótima velocidade de cicatrização).

Aumento da Absorção dos Produtos Utilizados no Tratamento

Dermarollers de Agulhas Curtas (0,2mm/0,25mm e 0,5mm): objetivam a aumentar a absorção dos produtos tópicos (cremes, gel, serum de vitamina C, ácido hialurônico) utilizados no tratamento em até 400%. Devem ser usados, a depender do comprimento da agulha, a cada dois dias (0,2 e 0,25mm), ou duas vezes por semana (0,5 mm). Infelizmente, são pouco divulgados e utilizados no Brasil. Confira-se na imagem abaixo como eles facilitam a penetração dos cosmecêuticos:
Derma Roller Penetrao de Cremes, Vitamina C e outros produtos usados no tratamento de estrias e cicatrizes.

Funcionamento do Legato

Segundo o folheto explicativo oficial, o Legato utiliza:
a) Ponteira de radiofrequência fracionada, para abrir microcanais na pele (mediante a sua ablação), a fim de aumentar a absorção das substâncias empregadas no tratamento das estrias e cicatrizes (como faria um dermaroller de agulha curta), geralmente “barradas” pelo estrato córneo. (O panfleto de divulgação oficial não afirma isso, mas ao que tudo indica as perfurações também são profundas o bastante para induzir a produção de colágeno, como fazem os dermarollers com agulhas longas [1,5 mm e 2,0 mm]).
b) Ponteira de Ultrassom, para “empurrar” os produtos para o interior da pele, através dos microcanais criados pela ponteira radiofrequência fracionada.

Fotos de Tratamento Enviadas Por Dermatologista do Rio de Janeiro, Que Participou dos Estudos Sobre o LEgato

O texto de divulgação do legato foi redigido pela dermatologista Maria Claudia Almeida Issa. Nele figuram vários fotos de pacientes com cicatrizes, inclusive causadas pela acne, estrias, e interessados em rejuvenescimento. Vale a pena conferir o material (em Inglês). Para fazê-lo, clique em: Legato – Estudo de Caso

É Paciente e Testou o Legato? É Médico e Oferece Esse Tratamento? Relate a Sua Experiência

Como o legato, por ser recente, é ainda pouco utilizado, peço a todos que relatem a sua experiência com esse equipamento, para que saibamos qual a sua eficácia na prática e possamos decidir sobre se vale a pena recorrer a ele.

4 comentários:

  1. Meu caro, muito se fala sobre estrias pela internet, mas pouco se tem de boas informações, sou um frequentador assíduo de uma comunidade do orkut e por lá vi um direcionamento ao seu blog, e pesquiso sobre a área a um bom tempo, pois também sofro do problema, peço que deixe um contato para que a gente possa se falar, tenho um outro amigo nessa mesma luta que pesquisa muito na área e faz diversos testes, pelo que notei isso ai, uma empresa pegou a "não tecnologia" do dermaroller, princípio básico e passou pra uma tecnologia que supostamente ajuda, mas ao meu ver em termos de resultados, só deram outro tratamento a mais pra gastarem dinheiro em consultório e não se tratar em casa com o roler, é tudo a mesma coisa, tirando a aplicação do creme com ultrassom no final... E provavelmente virá caro demais...

    Mas enfim, como disse, deixe um contato que a gente se fala melhor, temos visto bastante coisas interessantes a respeito e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Já consegui encontrá-lo pelo orkut, amigo. Tendo a concordar com você em tudo. Os princípios do dermaroller e do legato parecem ser os mesmos, exceto pelo ultrassom que supostamente "empurraria" as substâncias para o interior da pele. Talvez o legato consiga abrir buracos mais propícios à introdução de substâncias e à indução de produção de colágeno, mas não encontrei nenhuma informação técnica a esse respeito, que pudesse permitir ao menos uma comparação em tese com o dermaroller.

    Sobre o preço, li em um fórum que uma clínica de SP já importou o aparelho, e cobrará R$ 1.200,00 por sessão, com possibilidade de desconto na hipótese de contratação de pacotes.

    Vamos manter contato. Quando me sobrar tempo entrarei em detalhes sobre o tratamento e sobre como essas pragas mudaram a minha vida.

    Abração.

    ResponderExcluir
  3. E para rejuvenecimento alguém pode me dizer algo sobre o legado? Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram feitas várias reportagens dando conta de que a Regina Duarte estaria se submetendo a esse tratamento especificamente para rejuvenescer. É tudo o que sei a respeito.

      O dermaroller aliado a substâncias regeneradoras é utilizado para o mesmo fim, e pode ser uma opção para quem não puder custear o legato.

      Excluir

Deixe o seu comentário abaixo. Debata outros temas e crie seu diário de tratamento em nosso Fórum de Discussões